fbpx Hospital Samaritano | Neurocirurgia.com
De volta ao topo

Hospital Samaritano

   neurocirurgia, hospital samaritano, cirurgia de coluna, em que hospital operar a coluna, melhor centro-cirurgico de sao paulo, com quem operar, cranio, neurocirurgiao

     Inaugurado em 25 de janeiro de 1894, o Hospital Samaritano nasceu no dia em que a capital paulista completava mais um aniversário. A ideia de criar um lugar que recebesse pessoas de todas as crenças, raças e nacionalidades, sem distinções, partiu de uma situação inesperada e constrangedora vivida por José Pereira Achao, um imigrante chinês protestante que chegou ao Brasil no final do século XIX.

     Ao desembarcar com febre tifoide, José Achao foi para a Santa Casa de Misericórdia, em São Paulo. Segundo as regras e os costumes, todo paciente não-católico era doutrinado e precisava converter-se ao catolicismo para ser atendido. Por isso, ao morrer em 1884, deixou todos os seus bens à Igreja Presbiteriana para que o seu sonho virasse realidade.

     A iniciativa partiu de um grupo de imigrantes britânicos, norte-americanos e alemães, apoiado por tradicionais famílias paulistas que fundou em 1890 a Sociedade Hospital Evangélica, que mais tarde se tornaria o Hospital Samaritano.

     No século XX, paralelamente à urbanização e industrialização de São Paulo, o hospital se transformava e modernizava: o número 1.486 da rua Conselheiro Brotero, em Higienópolis, passou por diversas reformas e ampliações, sempre com a finalidade de oferecer o melhor atendimento para a comunidade.

     Atento aos avanços da medicina, o Hospital Samaritano investiu em equipamentos e tecnologia, oferecendo novas especialidades clínicas e cirúrgicas aos pacientes. Ampliou também o quadro administrativo, de profissionais médicos e de saúde. Uma sólida instituição particular, que se auto-sustentava e gerava recursos para manter suas atividades filantrópicas, passou a ocupar o lugar do pequeno hospital geral.

     Tal como na parábola do ‘Bom Samaritano’, que inspirou o seu nome, o Hospital jamais esqueceu a sua vocação: o cuidado e a dedicação integral ao paciente.

 

Veja informações sobre o Novo Complexo Hospitalar aqui!