Dor no meio das costas
12 de abril de 2021Cirurgia endoscópica da coluna entra no rol da ANS.
12 de maio de 2021Doença de Baastrup
A Doença de Baastrup, também conhecida doença da coluna que beija (kissing spine disease) ou bursite interespinhosa lombar é causada pelo contato anormal entre os processos espinhosos lombares (espinhas) que resulta em alterações degenerativas (artrose, desgaste).
Não é uma doença comum, mas sua prevalência aumenta com a idade! Maior prevalência também presente em motoristas profissionais de veículos pesados, ginastas e atletas, possivelmente relacionado aos movimentos repetidos de flexão e extensão da coluna. Há relação também com hiperlordose, ou seja, pessoas que tem a curvatura lombar acentuada.
Quadro clínico
A doença causa dor e tensão no meio da coluna lombar, que geralmente piora com a extensão da coluna e alivia com a flexão.
A doença de Baastrup não causa compressão dos nervos por si só. No entanto, pode estar acompanhada de outras alterações de generativas como hérnias de disco e osteófitos (bico de papagaio) e aí sim causar dor irradiada, perda de sensibilidade e força nos membros inferiores.
A sintomatologia costuma aumentar progressivamente, conforme a doença evolui, tornando-se quase constante e aparecendo ao movimentar a região lombar, com consequente limitação especialmente de extensão da coluna.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito através de exames de imagem como o RaioX simples, tomografia ou ressonância magnética. As imagens mostram o contato entre os processos espinhosos associado à falsas articulações que podem estar inflamadas.
Outras alterações degenerativas associadas podem ser encontradas, como abaulamentos discais, anterolistese, estenose de canal, etc. Nesses casos, chegar ao diagnóstico da causa é mais difícil, já que os sintomas não podem ser atribuídos, de forma exclusiva, à esta síndrome.
Tratamento
A Síndrome de Baastrup é tratada incialmente com analgésicos, inflamatórios e fisioterapia. Se o paciente não apresentar melhora, infiltrações/bloqueios na coluna costumam ajudar bastante por aliviar os sintomas e aumentar a mobilidade da coluna, sempre associado à reabilitação.
Na falha dos tratamentos acima, indica-se tratamento cirúrgico cujo objetivo é ampliar o espaço entre os processos espinhosos para que eles parem de se tocar e inflamar durante os movimentos de extensão da coluna. Hoje, realizamos esse procedimento através da endoscopia da coluna, ou seja, não é necessária cirurgia aberta!
Referências:
Alonso F, Bryant E, Iwanaga J, Chapman JR, Oskouian RJ, Tubbs RS. Baastrup’s Disease: A Comprehensive Review of the Extant Literature. World Neurosurg. 2017 May;101:331-334. doi: 10.1016/j.wneu.2017.02.004. Epub 2017 Feb 10. PMID: 28192272.
Lin WT, Xie FQ, Lin SH, Yang RB, Shen HW, Cai XF, Chen W, Wang ZY. Full-Endoscopic Approach Forchronic Low Back Pain from Baastrup’s Disease: Interspinous Plasty. Orthop Surg. 2021 Mar 29. doi: 10.1111/os.12988. Epub ahead of print. PMID: 33783125.
10 Comments
Muito Obrigado pela informação.
Foi útil e esclarecedora sobre uma área tão dolorosa que são as dores da coluna.
Bom dia, sou médico aqui no norte de minas, tenho 48 anos, e sofro com dorsalgia desde os 20, a ressonância mais nova ,mostrou degeneração de L4-L5 ; L5-S1. “Disco negro”, teria algum tto endoscópio, as dores vem aumentando.
Olá Allex, a existência de degeneração discal diz muito pouco a respeito da causa e, consequentemente do tratamento da dorsalgia. Especialmente porquê se os discos negros L4L5S1 fossem a causa da dor, a região acometida seria a lombar. Em geral, o tratamento cirúrgico endoscópico está indicado quando há compressão neural e consequentemente a dor irradia para os membros inferiores, causando também perda de força ou de sensibilidade. Existe a possibilidade de tratar a dor discogênica, mesmo sem irradiação, com endoscopia, através da nucleotomia e anuloplastia endoscópicas. A indicação para esses procedimentos é mais restrita e necessita de investigação minuciosa da causa da dor, a começar com uma boa avaliação clínica presencial. Atenciosamente,
Minha mãe foi diagnosticada com essa doença de brastupp… Passou por 3 ortopedistas diferentes e nenhum colega seu, Dr. , pareceu interessado no laudo dos exames de imagens 😕 ficam “quicando” a minha mãe de especialistas, ela não aguenta de dor, até morfina foi feito no tratamento… Sinceramente, estamos decepcionados com certos ortopedistas, não sabemos mais o que fazer 😔 moramos na divisa do PR/SC… Algum colega que o Dr. possa indicar nas capitais Curitiba/ Florianópolis???? Urgente!!!!
Olá Adriane,
as doenças da coluna podem ser tratadas pelo ortopedista ou pelo neurocirurgião, ambos precisam ter experiência com cirurgia de coluna para estarem aptos a dar o melhor atendimento aos paciente que sofrem com esses problemas. Será um prazer ajudar no caso de sua mãe, podemos dar o atendimento inicial online (à distância) e depois, combinar os próximos passos. Quem sabe vocês não se programam pra nos visitar posteriormente aqui em São Paulo. Atenciosamente,
Nossa … Fico agradecida pela explicaçao da dor degenerativa da coluna vertebral.simdrome de Baastrup.foi o resultado encontrado no meu exame.obs:posso então ter esperança de uma cirurgia não aberta?
Sem dúvida Herondina. Atenção que, apesar de Baastrup aparecer no laudo de alguns exames de imagem, nem sempre essa condição é a real responsável pelo quadro clínico… Como assim?? Pois é, na coluna, diversas alterações degenerativas podem aparecer e não ser responsável por gerar dor ou outro sintoma. É necessária minuciosa correlação do quadro clínico com os exames de imagem! Espero que fique bem, e estamos aqui para ajudar se necessário!
Adorei a explicacao sobre essa sindrome estou com muita esperança de conseguir um tratamento para essas dores terriveis.
O senhor atende em Ribeirão Preto, tenho uma dor cônica na laombar que já tomei de tudo só passava com metadona, agora, nem a metadona resolve. Estou muito mal, (triste) não tenhpo qualidade de vida, na ressonancia deu abaulamento e edema dos ligamentos interespinhoso.
Olá Adenilson, atendemos pacientes de todos os lugares através da telemedicina. As cirurgias são prioritariamente realizadas em São Paulo, mas dependendo das situações, realizamos cirurgias também em Ribeirão Preto no Hospital São Lucas.