Artrodese e endoscopia da coluna

Artrodese da coluna lombar & Cirurgia endoscópica da coluna

Sabem como os inúmeros benefícios da cirurgia endoscópica da coluna podem ser associados à artrodese da coluna?

Nas situações em que somente a descompressão da coluna não é suficiente, pode-se utilizar de tecnologia avançada agregada à endoscopia para realização da fixação da coluna. Isso é possível através de um cage (calço que vai entre as vértebras) que é colocado pelo mesmo canal utilizado pelo endoscópio para o tratamento da doença. O acesso utilizado para a artrodese por endoscopia é o acesso tansforaminal. Esse dispositivo é expansível, ou seja, após ser colocado entre as vértebras, ele aumenta de tamanho para promover a fixação com bom espaçamento entre as vértebras. Veja o vídeo!

A artrodese da coluna é um procedimento realizado para causar fusão óssea nas articulações vertebrais. A idéia é promover estabilidade da coluna através da fixação da coluna sem que haja prejuízo significativo da movimentação global. Esse tipo de cirurgia é necessário nas seguintes situações:

• Espondilolistese;
  • Instabilidade na coluna lombar;
  • Escoliose do adulto;
  • Artrose ou degeneração facetaria, refratárias aos procedimentos pra dor;
  • História de cirurgia prévia em coluna lombar;
  • Estenose de canal vertebral com instabilidade;
  • Fratura vertebral de origem traumática, neoplásica, osteoporótica, infecciosa e/ou reumatológica.

Essa cirurgia também pode ser benéfica em alguns casos de hérnia de disco quando há instabilidade da coluna.

A artrodese pode necessitar de outros instrumentais (materiais especiais):  parafusos, barras, placas, pinos, etc. Mas o que vai causar a fusão óssea é a colocação de enxerto, que pode ser obtido do próprio paciente ou ser industrializado.

Leia mais em:

Cirurgia da Coluna

Espondilolistese

Fratura osteoporótica

Endoscopia da coluna lombar

Endoscopia da coluna cervical

Referências

Heo DH, Son SK, Eum JH, Park CK. Fully endoscopic lumbar interbody fusion using a percutaneous unilateral biportal endoscopic technique: technical note and preliminary clinical results. Neurosurg Focus. 2017 Aug;43(2):E8. doi: 10.3171/2017.5.FOCUS17146. PMID: 28760038.

Ahn Y, Youn MS, Heo DH. Endoscopic transforaminal lumbar interbody fusion: a comprehensive review. Expert Rev Med Devices. 2019 May;16(5):373-380. doi: 10.1080/17434440.2019.1610388. Epub 2019 May 2. PMID: 31044627.