Endoscopia da Coluna – Acesso Interlaminar e Translaminar
Assista vídeos dos acessos interlaminar e translaminar realizados através de endoscopia da coluna para tratamento de hérnia de disco lombar:
- Cirurgia Endoscópica da Coluna – Acesso Interlaminar – Vídeo 1
- Animação demonstrando a rotina no dia da cirurgia – Vídeo 2
- Cirurgia realizada ao Vivo durante o 3o Curso Prático de Endoscopia da Coluna – Vídeo 3
A cirurgia endoscópica da coluna, realizada pela nossa equipe desde 2013, já está consagrada para o tratamento das hérnias de disco lombares e muito em breve não se falará mais na cirurgia convencional aberta para o tratamento dessas doenças, assim como aconteceu em outras áreas da medicina: ortopedia, urologia, cirurgia gástrica, ginecologia, etc.
Juntamente com nossas publicações 1,2 que já mostravam as inúmeras vantagens da técnica, muitas outras surgiram. E em 2020, Muthu et al., em uma meta-análise, mostrou a superioridade da cirurgia endoscópica nos quesitos melhora clínica e funcional, tempo de internação hospitalar, complicações gerais e duração da cirurgia3.
Vantagens do uso do endoscópio
- menor incisão na pele (7-8mm);
- preservação da musculatura;
- procedimento mais rápido;
- sangramento mínimo;
- ausência ou mínima dor pós operatória;
- recuperação mais rápida;
- o procedimento é ambulatorial e o paciente vai embora no mesmo dia da cirurgia;
- alívio mais rápido da dor;
- retorno mais rápido ao trabalho;
- baixa taxa de infecção (associado às vantagens da realização do procedimento em Hospital Dia, nosso índice de infecção nas endoscopias da coluna é “0”);
- alto índice de sucesso2–5.
Com um pouco de atraso, a ANS, agência que regulamenta as operadoras de saúde no Brasil, incluiu a cirurgia endoscópica da coluna no rol de procedimentos obrigatórios no Brasil em abril de 2021. Ou seja, a partir desta data, o seu convênio é obrigado a autorizar essa cirurgia quando bem indicada pelo especialista em coluna.
Acesso Interlaminar e Translaminar
Os acessos interlaminar e translaminar vieram completar as possibilidade de tratamento endoscópico das doenças da coluna, de forma que hoje, não existe hérnia de disco que não possa ser tratada por endoscopia.
Esse acesso é realizado por trás da coluna. No nível de L5S1 existe uma janela que permite fácil acesso por trás, a chamada janela interlaminar. Por outro lado, acidentes ósseos naturais dificultam o acesso transforaminal neste nível. Portanto, o acesso interlaminar é ótimo para hérnias de disco no espaço L5S1, e também pode ser utilizado para hérnias centrais ou centro-laterais em níveis mais altos da coluna lombar, através de pequena “raspagem” no osso (translaminar). Por esta via, não há necessidade de se trabalhar no estreito forame intervertebral, portanto, a anestesia pode ser geral, que permite maior conforto ao paciente, despertar rápido e alta 3h após o procedimento.
Não é possível utilizar apenas uma técnica endoscópica para o tratamento de todas às hérnias ou estenoses da coluna. O cirurgião precisa escolher a técnica mais adequada àquela doença e nunca escolher o paciente para a sua técnica!
Leia mais em:
- Curso de Endoscopia da Coluna
- Cirurgia Minimamente Invasiva
- Desgaste da Coluna Lombar
- Protrusão de Disco
- Dor lombar
- Hérnia de disco
- Espondilolistese e espondilólise
- Ciática
- Tenho hérnia de disco. Posso correr?
Referências:
- Aprile BC, Amato MCM, De Oliveira CA. Functional evolution after percutaneous endoscopic lumbar discectomy, an earlier evaluation of 32 cases. Rev Bras Ortop. 2020;55(4):415-418. doi:10.1055/s-0039-3402473
- Amato MCM, Aprile BC, Oliveira CA De. Radiation Exposure during Percutaneous Endoscopic Lumbar Discectomy : Interlaminar versus Transforaminal Exposição à radiação durante discectomia endoscópica lombar percutânea : interlaminar versus transforaminal. 2019.
- Muthu S, Ramakrishnan E, Chellamuthu G. Is Endoscopic Discectomy the Next Gold Standard in the Management of Lumbar Disc Disease? Systematic Review and Superiority Analysis. Glob Spine J. 2020. doi:10.1177/2192568220948814
- Kambin P. Arthroscopic microdiscectomy. 2003;3:60-64.
- Hofstetter CP, Ahn Y, Choi G, et al. AOSpine Consensus Paper on Nomenclature for Working-Channel Endoscopic Spinal Procedures. Glob Spine J. 2020;10(2_suppl):111S-121S. doi:10.1177/2192568219887364