A Classificação Internacional de Doenças, Décima Revisão (CID-10), é um sistema de codificação globalmente reconhecido e adotado, desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Seu principal objetivo é padronizar e facilitar a catalogação de doenças, sintomas, aspectos anormais, queixas, circunstâncias sociais e causas externas de injúrias ou doenças. Através de uma nomenclatura detalhada e um sistema de códigos alfanuméricos, o CID-10 permite a comunicação precisa e a análise de dados de saúde entre profissionais, pesquisadores e administradores em todo o mundo. O CID10 de Neurocirurgia abaixo trás uma lista de doenças neurológicas cujo tratamento envolve cirurgia ou o acompanhamento de um neurocirurgião.

DOENÇAS NEUROCIRÚRGICAS NO CID-10

As doenças neurológicas que frequentemente requerem tratamento neurocirúrgico podem variar amplamente, desde condições vasculares cerebrais até neoplasias do sistema nervoso central, incluindo as doenças da coluna cuja lista de CID10 por ser vista aqui. Abaixo está uma lista focada em doenças neurológicas com potencial de tratamento cirúrgico, incluindo seus códigos CID-10 correspondentes:

Neoplasias (C00-D48)

As neoplasias do sistema nervoso central (SNC) representam um grupo diverso de tumores que podem ocorrer no cérebro ou na medula espinhal. O tratamento dessas neoplasias frequentemente envolve abordagens neurocirúrgicas, seja para remoção total ou parcial do tumor, descompressão ou biópsia para diagnóstico. Abaixo, detalharei os subitens dos códigos CID-10 relacionados a neoplasias do sistema nervoso central, que são de particular interesse para a neurocirurgia.

• C71 – Tumor maligno do encéfalo
  • C71.0 – Tumor maligno do cérebro, parte não especificada
  • C71.1 – Tumor maligno dos lobos frontais
  • C71.2 – Tumor maligno dos lobos temporais
  • C71.3 – Tumor maligno dos lobos parietais
  • C71.4 – Tumor maligno dos lobos occipitais
  • C71.5 – Tumor maligno do ventrículo cerebral
  • C71.6 – Tumor maligno do cerebelo
  • C71.7 – Tumor maligno do tronco cerebral
  • C71.8 – Tumor maligno com envolvimento de múltiplas regiões do cérebro
  • C71.9 – Tumor maligno do cérebro, não especificado
  • D32 – Neoplasia benigna das meninges
  • D32.0 – Neoplasia benigna das meninges cerebrais
  • D32.1 – Neoplasia benigna das meninges espinhais
  • D32.9 – Neoplasia benigna das meninges, não especificada
  • D33 – Neoplasia benigna do cérebro e de outras partes do sistema nervoso central
  • D33.0 – Neoplasia benigna do encéfalo, supratentorial
  • D33.1 – Neoplasia benigna do encéfalo, infratentorial
  • D33.2 – Neoplasia benigna do encéfalo, não especificado
  • D33.3 – Neoplasia benigna da medula espinhal
  • D33.4 – Neoplasia benigna dos nervos cranianos
  • D33.7 – Neoplasia benigna de outras partes especificadas do sistema nervoso central
  • D33.9 – Neoplasia benigna do sistema nervoso central, não especificada

Estes códigos abrangem uma ampla gama de tumores, tanto malignos quanto benignos, que podem ocorrer em diferentes regiões do cérebro e da medula espinhal. A abordagem cirúrgica para essas neoplasias varia de acordo com o tipo, tamanho, localização do tumor e condição clínica do paciente. A neurocirurgia pode ser realizada com o objetivo de remover o tumor completamente (ressecção total), parcialmente (ressecção subtotal), reduzir a pressão intracraniana, ou obter uma amostra para biópsia. O tratamento pode incluir, além da cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou terapias-alvo, dependendo do tipo específico de tumor

Doenças Cerebrovasculares (I60-I69)

As doenças cerebrovasculares abrangem um conjunto de condições que afetam o suprimento de sangue ao cérebro, levando a potenciais danos cerebrais. Estas condições podem requerer intervenção neurocirúrgica, especialmente nos casos de hemorragias ou para prevenir futuros eventos vasculares.

• I60 – Hemorragia subaracnoide
  • I60.0 – Hemorragia subaracnoide proveniente da artéria comunicante anterior
  • I60.1 – Hemorragia subaracnoide proveniente da artéria carótida
  • I60.2 – Hemorragia subaracnoide proveniente da artéria comunicante posterior
  • I60.3 – Hemorragia subaracnoide proveniente da artéria basilar
  • I60.4 – Hemorragia subaracnoide proveniente da artéria vertebral
  • I60.5 – Hemorragia subaracnoide proveniente de artérias cerebelares
  • I60.6 – Hemorragia subaracnoide proveniente de artérias cerebrais múltiplas e bilaterais
  • I60.7 – Hemorragia subaracnoide proveniente de outras artérias intracranianas
  • I60.8 – Hemorragia subaracnoide de localização não especificada
  • I60.9 – Hemorragia subaracnoide, não especificada
  • I61 – Hemorragia intracerebral
  • I61.0 – Hemorragia intracerebral, hemisfério dominante
  • I61.1 – Hemorragia intracerebral, hemisfério não dominante
  • I61.2 – Hemorragia intracerebral, nos lobos frontais
  • I61.3 – Hemorragia intracerebral, nos lobos temporais
  • I61.4 – Hemorragia intracerebral, nos lobos parietais
  • I61.5 – Hemorragia intracerebral, nos lobos occipitais
  • I61.6 – Hemorragia intracerebral, no cerebelo
  • I61.7 – Hemorragia intracerebral, no tronco cerebral
  • I61.8 – Hemorragia intracerebral, em outras localizações
  • I61.9 – Hemorragia intracerebral, não especificada
  • I62 – Outras hemorragias intracranianas
  • I62.0 – Hemorragia subdural (aguda) (não traumática)
  • I62.1 – Hemorragia extradural, não traumática
  • I62.9 – Hemorragia intracraniana (não traumática), não especificada
  • I63 – Infarto cerebral
  • I63.0 – Infarto cerebral devido a trombose das artérias pré-cerebrais
  • I63.1 – Infarto cerebral devido a embolia das artérias pré-cerebrais
  • I63.2 – Infarto cerebral devido a oclusão ou estenose não especificada das artérias pré-cerebrais
  • I63.3 – Infarto cerebral devido a trombose das artérias cerebrais, não especificadas como intracranianas ou extracranianas
  • I63.4 – Infarto cerebral devido a embolia das artérias cerebrais, não especificadas
  • I63.5 – Infarto cerebral devido a oclusão ou estenose não especificada das artérias cerebrais
  • I63.8 – Outros infartos cerebrais
  • I63.9 – Infarto cerebral, não especificado
  • I64 – Acidente vascular cerebral, não especificado como hemorragia ou infarto

Este código é utilizado quando um acidente vascular cerebral (AVC) ocorre, mas não está especificado se a causa é uma hemorragia ou um infarto.

As doenças cerebrovasculares representam uma importante causa de morbidade e mortalidade em todo o mundo. A intervenção neurocirúrgica, especialmente nos casos de hemorragias subaracnoide e intracerebral, pode ser crítica para salvar vidas e minimizar danos neurológicos a longo prazo. Outros tratamentos, como a endovascular para aneurismas e oclusões arteriais, também desempenham um papel vital na gestão dessas condições.

Doenças do Sistema Nervoso (G00-G99)

As doenças do sistema nervoso, classificadas na seção G00-G99 pela Classificação Internacional de Doenças (CID-10), abrangem uma ampla gama de condições que afetam o sistema nervoso central e periférico. Seguem abaixo, algumas dessas doenças que estão mais relacionadas à rotina de cuidados da neurocirurgia:

• G40 – Epilepsia (em casos selecionados para cirurgia de epilepsia)
  • G04.1 – Paraplegia espástica tropical (em casos selecionados para descompressão)
  • G41 – Estado de mal epiléptico
  • G43 – Enxaqueca
  • G44 – Outras síndromes de algias cefálicas
  • G45 – Acidentes vasculares cerebrais isquêmicos transitórios e síndromes correlatas
  • G46 – Síndromes vasculares cerebrais que ocorrem em doenças cerebrovasculares
  • G35 – Esclerose múltipla (em casos muito selecionados para procedimentos experimentais)
  • G93.1 – Lesão encefálica anóxica, não classificada em outra parte (em casos selecionados para descompressão ou tratamento de hidrocefalia)
  • G50 – Transtornos do nervo trigêmeo (como a neuralgia do trigêmeo tratada com descompressão microvascular)
  • G51 – Transtornos do nervo facial
  • G52 – Transtornos de outros nervos cranianos
  • G53 – Transtornos dos nervos cranianos em doenças classificadas em outra parte
  • G54 – Transtornos de raízes e de plexos nervosos (como síndrome do túnel do carpo que requer liberação cirúrgica)
  • G55 – Compressões das raízes e dos plexos nervosos em doenças classificadas em outra parte
  • G56 – Mononeuropatias dos membros superiores
  • G57 – Mononeuropatias dos membros inferiores
  • G58 – Outras mononeuropatias
  • G59 – Mononeuropatias em doenças classificadas em outra parte

Hidrocefalia (G91)

A hidrocefalia é uma condição neurológica caracterizada pelo acúmulo anormal de líquido cefalorraquidiano (LCR) nas cavidades ventriculares do cérebro, o que pode levar a um aumento da pressão intracraniana. No sistema de Classificação Internacional de Doenças, Décima Revisão (CID-10), a hidrocefalia é classificada sob o código G91.

• G91.0 – Hidrocefalia comunicante
  • G91.1 – Hidrocefalia obstrutiva
  • G91.2 – Hidrocefalia de pressão normal
  • G91.3 – Hidrocefalia pós-traumática
  • G91.4 – Hidrocefalia congênita
  • G91.8 – Outras formas de hidrocefalia
  • G91.9 – Hidrocefalia, não especificada

Lesões Traumáticas do Sistema Nervoso (S00-T98)

As lesões traumáticas do sistema nervoso, classificadas na seção S00-T98 pela Classificação Internacional de Doenças (CID-10), abrangem uma ampla gama de traumas que afetam a cabeça, o cérebro, os nervos cranianos, a medula espinhal, e outras partes do sistema nervoso.

• S00-S09 – Traumatismos da cabeça
  • S17 – Lesão por esmagamento do pescoço
  • S18 – Amputação traumática ao nível do pescoço
  • S19 – Outros traumatismos do pescoço

Estas categorias abrangem uma variedade de lesões que podem variar desde ferimentos superficiais até condições potencialmente fatais, como traumatismos intracranianos graves. O tratamento e a recuperação dessas lesões dependem da gravidade e da natureza específica do trauma, podendo incluir desde cuidados de suporte e observação até intervenções neurocirúrgicas de emergência.

Outras Condições Relevantes

Esta lista inclui algumas das principais condições neurológicas que podem ser abordadas através de neurocirurgia, embora a decisão pelo tratamento cirúrgico dependa de uma avaliação cuidadosa de cada caso individual, considerando os benefícios e riscos do procedimento.