Angioplastia de carótida

A angioplastia é realizada para a desobstrução de artérias, neste caso, da artéria carótida. É uma cirurgia simples, porém sofisticada e minimamente invasiva, realizada através apenas de punção. Entre outros benefícios, previne a ocorrência de isquemia cerebral (AVC ou derrame). Para realizar o procedimento, um cateter é colocado dentro da artéria para abrir espaço, facilitar o fluxo sanguíneo e desta forma, permitir que o sangue chegue ao cérebro adequadamente.
A colocação de stent por método endovascular em carótida é normalmente acompanhado da dilatação endovascular antes ou após o procedimento. Os pacientes que podem fazer angioplastia antes do procedimento são aqueles onde a estenose é tão grave que o material endovascular não passa pelo estreitamento, e aqueles que fazem após o procedimento, o fazem para acomodar o stent na sua posição ideal. A restauração do fluxo pela angioplastia e pelo stent  libera a passagem do sangue para o cérebro através da obstrução na artéria carótida. A aterosclerose, doença que mais acomete as carótidas, é muito conhecida por também acometer as artérias do coração. A angioplastia de carótida possui um risco menor de infarto do que a cirurgia aberta de carótida, mas a indicação do melhor tratamento deve ser realizada em conjunto com o seu médico.

 

 

Autor: Dr. Alexandre Amato

Dr. Marcelo Amato - CRM: 116.579
Dr. Marcelo Amato - CRM: 116.579
Médico e Neurocirurgião pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Neurocirurgia (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP), orientado pelo Prof. Dr. Benedicto Oscar Colli; Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e pela Associação Médica Brasileira (AMB); Especialista em Cirurgia de Coluna pela Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Associação Médica Brasileira (AMB); Linha de Pesquisa em Cirurgia Endoscópica da Coluna desde 2013 pela FMRP-USP com diversos artigos e livros publicados nacional e internacionalmente; elaboração de aulas e cursos nacionais e internacionais sobre Endoscopia de Coluna, e realização de consultorias em todo território nacional ; Neurocirurgião referência do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP); Diretor do Amato - Hospital Dia;

2 Comments

  1. creusolita de almeida cavalcante disse:

    Excelente informação. Parabéns. estou co problema nas carótidas e essa orientação foi muito produtiva e objetiva. OBRIGADA

  2. Ana Paula Muniz de Melo disse:

    Explicações perfeitas. Parabéns pelo conteúdo tão claro e sucinto. Vai me ajudar muito no meu procedimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Angioplastia de carótida
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site, você concorda com nossos Politica de Privacidade.
Leia mais