fbpx Kinking de artéria carótida interna | Neurocirurgia.com

Kinking de artéria carótida interna

As carótidas são artérias de extrema importância, pois levam sangue ao cérebro. Um dano pode causar derrame (AVC) ou mesmo óbito.
O kinking de carótida, ou tortuosidade de carótida (coiling) é quando a artéria sofre um processo de alongamento (dólicoartéria). Como o pescoço não se alonga, surge uma angulação da carótida. Dependendo dos movimentos da cabeça, pode haver uma compressão maior ou menor da artéria, gerando diminuição do fluxo sangüíneo e aparecimento de sintomas. Quando esta tortuosidade é muito grande, a ponto da artéria dar uma volta sobre ela mesma, passa a se chamar looping de carótida. Anomalias morfológicas da carótida podem causar danos cerebrais em 4-16% dos casos.

Existe uma discussão na literatura se a causa é aterosclerótica, sendo que as placas remodelariam a anatomia normal da carótida ou uma variação embriológica. Essa discussão remete à seguinte dúvida: essa tortuosidade é adquirida ao longo da vida, ou aparece ao nascimento, sendo congênita? Aparentemente é uma manifestação embriológica e o diagnóstico é tardio pois a avaliação das carótidas não é feita no início da vida. Muitas vezes, porém, está associada à aterosclerose ou placa de carótida, sendo necessário tratamento.
O ecodoppler de carótidas é um exame excelente e indispensável na avaliação inicial do kinking de carótida, mas muitas vezes, por dificuldade técnica é necessário realizar outros exames como arteriografia ou angiotomografia. A medida da velocidade do sangue na tortuosidade fica prejudicada e essa medida é muito importante para definir o melhor tratamento.
Não existe tratamento endovascular eficaz para o tratamento do kinking de carótida, sendo que a cirurgia aberta é a melhor opção quando há necessidade. O médico capacitado para indicar o tratamento é o cirurgião vascular e endovascular.

Sinônimos: Kinking de carótida, Coiling de Carótida, Looping de carótida, acotovelamento de carótida, alongamento de carótida
Fonte: Are Kinking and Coiling of Carotid Artery Congenital or Acquired?
R Beigelman, A M Izaguirre, M Robles, D R Grana, G Ambrosio and J Milei Angiology 61(1):107-112 (2009) PMID 19755398
Kinking, coiling, and tortuosity of extracranial internal carotid artery: is it the effect of a metaplasia?
G G La Barbera, G G La Marca, A A Martino, R R Lo Verde, F F Valentino, D D Lipari, G G Peri, F F Cappello and B B Valentino Surg Radiol Anat 28(6):573-80 (2006) PMID 17119858