Desgaste do disco intervertebral não é sinônimo de doença
14 de abril de 2023
Estudo analisa a exposição de equipes médicas à radiação durante neurocirurgia
20 de abril de 2023
Desgaste do disco intervertebral não é sinônimo de doença
14 de abril de 2023
Estudo analisa a exposição de equipes médicas à radiação durante neurocirurgia
20 de abril de 2023

Dor de cabeça pode ser por hérnia de disco cervical?

Você provavelmente já sentiu dor de cabeça. Mas já parou para refletir qual a causa dela? A hérnia de disco pode sim resultar em dor de cabeça,e também pode potencializar problemas de enxaqueca preexistentes. O texto de hoje é sobre isso, continue a leitura que eu explico para você.

Cefaleia cervicogênica

Quando a pessoa tem uma hérnia de disco na coluna cervical, que fica na região do pescoço, pode sofrer com algumas dores de cabeça, mas são bem peculiares: geralmente iniciam na parte posterior, na nuca, depois podem irradiar para a região dos olhos e da frente da cabeça. Dor ao movimentar o pescoço também faz parte desse conjunto de características específicas.

A cefaléia cervicogênica pode ser desencadeada por tensão, estresse, algum gatilho na região da coluna, por isso é bem comum que aconteça mais no final do dia.

Para identificar e diagnosticar corretamente, o médico realiza um exame físico no paciente e já percebe ali alguns pontos que identificam problemas na coluna associados e desencadeadores da dor de cabeça.

Agravamento da enxaqueca

Um outro ponto importante em relação à dor de cabeça e hérnia de disco cervical é que a hérnia, por si só, pode agravar as crises de enxaqueca que a pessoa já tenha antes do problema na coluna. Isso porque existem gatilhos para o desencadeamento da enxaqueca, relacionados ao sono, alimentação e estresse. 

A hérnia de disco, por sua vez, causa desconforto, dor, estresse e preocupação que, associados aos gatilhos da enxaqueca, potencializam suas manifestações.

No canal do Youtube do Instituto Amato, eu conversei sobre este assunto com a fisioterapeuta Mariana Vita. Convido você para assistir a este vídeo, acesse:


Por Redação
Por Redação
Dr. Marcelo Amato - CRM: 116.579 Médico e Neurocirurgião pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Neurocirurgia (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP), orientado pelo Prof. Dr. Benedicto Oscar Colli; Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e pela Associação Médica Brasileira (AMB); Especialista em Cirurgia de Coluna pela Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Associação Médica Brasileira (AMB); Linha de Pesquisa em Cirurgia Endoscópica da Coluna desde 2013 pela FMRP-USP com diversos artigos e livros publicados nacional e internacionalmente; elaboração de aulas e cursos nacionais e internacionais sobre Endoscopia de Coluna, e realização de consultorias em todo território nacional; Neurocirurgião referência do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP); Diretor do Amato - Hospital Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dor de cabeça pode ser por hérnia de disco cervical?
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site, você concorda com nossos Politica de Privacidade.
Leia mais