A habilidade cirúrgica é amplamente testada para garantir a segurança do paciente
24 de abril de 2023
“Corria maratona, era atleta e as dores fortes me impossibilitaram de fazer o que gostava”
1 de junho de 2023
A habilidade cirúrgica é amplamente testada para garantir a segurança do paciente
24 de abril de 2023
“Corria maratona, era atleta e as dores fortes me impossibilitaram de fazer o que gostava”
1 de junho de 2023

Dor discogênica: saiba o que é

Causada pelo desgaste degenerativo do disco vertebral, a dor discogênica afeta principalmente pessoas jovens. Mais comum na coluna lombar, ela costuma ser sentida ao fazer movimento de fletir a coluna, escovar os dentes ou ficar muito tempo sentado. A causa dessa dor não é descoberta facilmente com a ressonância magnética, por exemplo, pois mostra poucas alterações. O tratamento da dor discogênica, inicialmente, é clínico com fisioterapia, reeducação postural, medicamentos, mudanças de hábitos e, em alguns casos, a cirurgia pode ser indicada.

Técnica de endoscopia para o tratamento 

Há grande diversidade de técnicas que podem ser utilizadas para tratar a dor discogênica, entre elas, a endoscopia da coluna que proporciona a junção dos benefícios de uma gama de outras técnicas, com a vantagem de permitir ao cirurgião uma visão completa do problema, por meio de uma câmera que é inserida no local afetado. Isso resulta na identificação do local exato da doença, levando a um tratamento mais eficaz para o paciente. 

Consultar médicos especialistas em coluna é uma das primeiras ações a serem feitas, já que existem muitas teorias sobre a dor discogênica.

Para saber mais sobre este e outros assuntos relacionados convido você para assistir a este vídeo completo no canal do Instituto Amato, no Youtube:

Por Redação
Por Redação
Dr. Marcelo Amato - CRM: 116.579 Médico e Neurocirurgião pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Neurocirurgia (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP), orientado pelo Prof. Dr. Benedicto Oscar Colli; Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e pela Associação Médica Brasileira (AMB); Especialista em Cirurgia de Coluna pela Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Associação Médica Brasileira (AMB); Linha de Pesquisa em Cirurgia Endoscópica da Coluna desde 2013 pela FMRP-USP com diversos artigos e livros publicados nacional e internacionalmente; elaboração de aulas e cursos nacionais e internacionais sobre Endoscopia de Coluna, e realização de consultorias em todo território nacional; Neurocirurgião referência do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP); Diretor do Amato - Hospital Dia

2 Comments

  1. Lucinda disse:

    Bom dia Dr.
    Tenho DDD lombar de L4-L5-S1, com dor constante. Discos tem abaulamento discal. Estou com dores a sete meses. Faço fisioterapia e hidroginástica, mas continuo com dores.
    Que especialidade médica devo recorrer? Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dor discogênica: saiba o que é
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site, você concorda com nossos Politica de Privacidade.
Leia mais
× Agende sua consulta!