Essas são dúvidas que presenciamos no consultório, além de : “Não tem alternativa pra essa cirurgia com um monte de pino (parafusos)?”
Em agosto de 2021, o New England Journal of Medicine publicou mais um trabalho confirmando a conclusão de outros artigos de que o tratamento da estenose de canal lombar, mesmo que associada à espondilolistese (escorregamento da vértebra) de 3mm ou mais, pode ser realizado sem a fixação da coluna, ou seja apenas com a descompressão.
Em 2020 eu gravei um vídeo sobre o assunto, que pode ser revisto abaixo:
Além dos exames de imagem, um dado muito importante para decidir se será ou não necessária a fixação da coluna além da descompressão, é a presença de dor mecânica. Se, além do incomodo nas pernas como formigamento, dormência e dor, o paciente tem também dor na coluna lombar, especialmente quando fica algum tempo em pé ou andando, ou ao fletir a coluna, é possível que a dor seja de instabilidade lombar. É interessante, pois alguns paciente, mesmo com espondilolistese não tem esse tipo de dor mecânica na coluna lombar e sofrem apenas com a estenose que causa a compressão dor nervos. Estes pacientes costumam ter alívio da dor ao fletir a coluna, ao passo que os paciente com instabilidade mecânica, apresentam dor à flexão!
No entanto, os benefícios da endoscopia e da cirurgia minimamente invasiva da coluna também estão presentes nas cirurgias de artrodese. Em alguns casos, a fixação da coluna pode ser realizada associada à endoscopia, como pode ser visto no vídeo e imagens abaixo.
Figura 1. É possível realizar a fixação da coluna associada à cirurgia endoscópica da coluna. Note nas figuras, todos os passos da cirurgia que envolvem a introdução do endoscópio guiada pela radioscopia (RX), e a inserção do cage (calço entre as vértebras) através do mesmo portal da endoscopia (mesma incisão de aproximadamente 1cm). Os parafusos são colocados de forma percutânea em um outro passo cirúrgico.
Não deixe de tirar todas as dúvidas com o seu neurocirurgião antes da realização de uma cirurgia na coluna!
Referências