O caminho do diagnóstico em lesões da coluna vertebral
30 de janeiro de 2023
Desgaste do disco intervertebral não é sinônimo de doença
14 de abril de 2023

Quais são os sinais de alerta após um trauma na cabeça?

O trauma na cabeça, também conhecido como traumatismo craniano, ocorre quando a pessoa bate a cabeça. 

Na neurocirurgia pediátrica, observamos que a época em que mais aumentam os casos de traumatismos cranianos é no período das férias escolares: as crianças ficam mais livres para brincarem e se arriscam nas atividades de lazer. 

Na maioria das vezes, essas ocorrências estão relacionadas a quedas de objetos como patinetes, bicicletas, patins e também brinquedos em parques, entre outros. 

Em muitos casos os traumas se resolvem sozinhos, mas em outros é necessário a realização de exames para investigar os desdobramentos. 

Assim, sempre que uma criança bater a cabeça em quedas, os pais e/ou responsáveis devem observar alguns sintomas que vão nortear o médico especialista para definir os passos seguintes.

Sinais a observar após uma queda:

  • Dor de cabeça persistente
  • Fraqueza em um lado do corpo
  • Sonolência em excesso
  • Confusão mental
  • Vômitos
  • Convulsões

Diante destes sintomas após um traumatismo craniano, a criança deve ser levada ao pronto-socorro e analisada por um especialista, que vai classificar a lesão como leve, moderada ou grave.

Sinais de alerta que podem levar à necessidade de um exame de tomografia sem contraste:

  • Amnésia pós-trauma: quando a criança não se lembra do que aconteceu
  • Dor de cabeça persistente associada a vômitos
  • Convulsões
  • Sonolência em excesso

Para saber mais sobre este assunto convido você para assistir a este vídeo completo no canal do Instituto Amato no Youtube:

Por Redação
Por Redação
Dr. Marcelo Amato - CRM: 116.579 Médico e Neurocirurgião pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Neurocirurgia (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP), orientado pelo Prof. Dr. Benedicto Oscar Colli; Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e pela Associação Médica Brasileira (AMB); Especialista em Cirurgia de Coluna pela Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Associação Médica Brasileira (AMB); Linha de Pesquisa em Cirurgia Endoscópica da Coluna desde 2013 pela FMRP-USP com diversos artigos e livros publicados nacional e internacionalmente; elaboração de aulas e cursos nacionais e internacionais sobre Endoscopia de Coluna, e realização de consultorias em todo território nacional; Neurocirurgião referência do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP); Diretor do Amato - Hospital Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quais são os sinais de alerta após um trauma na cabeça?
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site, você concorda com nossos Politica de Privacidade.
Leia mais