Qual é o tempo de recuperação após cirurgia minimamente invasiva de hérnia de disco?
20 de dezembro de 2022
Levantamento de dados mostra benefícios de cirurgia minimamente invasiva na coluna vertebral
20 de dezembro de 2022
Qual é o tempo de recuperação após cirurgia minimamente invasiva de hérnia de disco?
20 de dezembro de 2022
Levantamento de dados mostra benefícios de cirurgia minimamente invasiva na coluna vertebral
20 de dezembro de 2022

O corpo humano sofre numerosas transformações ao longo dos anos. Por isso, em cada fase da vida existem características que devemos observar e cuidados específicos a adotar em cada uma delas. Isso sem falar nas doenças e problemas circunstanciais, como acidentes. 

A coluna vertebral é uma estrutura que muda bastante. Por exemplo, pode começar a perder flexibilidade e apresentar maior rigidez, porosidade, ressecamento, estreitamento dos canais, entre outros.

E foram algumas dessas transformações que Marta Moura, de 68 anos, enfrentava no início de 2022. “Dores constantes” é o que ela conta que sentia em decorrência de desgastes da coluna vertebral, artrite e artrose. 

Sua qualidade de vida já não era mais a mesma, os sintomas dolorosos destes quadros podem se manifestar associados à dormência, restrição de movimentos das pernas, além de favorecerem outros problemas decorrentes, como hérnias discais.

Havia meses que Marta procurava tratamentos: “cheguei a passar com três especialistas”, recorda. Apesar das tentativas convencionais recomendadas, como fisioterapia, acupuntura, quiropraxia, colete cervical e até medicação, Marta ainda não havia encontrado alívio para a sua dor. 

Foi então que, em uma busca pela internet, encontrou o Dr. Marcelo Amato, neurocirurgião especializado em coluna vertebral. Após o primeiro contato, levantamento do histórico de saúde, exames, diagnóstico e esclarecimentos, elegeram o procedimento bloqueio, que melhora a condição da coluna, alivia a dor da paciente e impacta positivamente no seu bem-estar geral.

Entenda o procedimento

O interessante do bloqueio é que funciona em duas frentes: 

  • Como diagnóstico, pois o especialista insere um anestésico que revela qual nervo está lesionado e emitindo sinal de dor para o cérebro;
  • Como medicamento, pois o anestésico age imediatamente sobre a dor, mas o médico ainda infiltra o remédio corticóide, para combater a inflamação por um período maior de tempo.

No caso da Marta, após um mês do procedimento, no período desta entrevista, ela ainda não havia voltado a sentir dor. “Recebi alta no mesmo dia e fui para casa com alguns cuidados, mas sem nenhuma dor”, explica.

Após o bloqueio diagnóstico, o especialista consegue saber o estado do nervo e terá maior segurança para indicar e conduzir o tratamento mais adequado para os pacientes. Conservador ou cirúrgico, cada caso será analisado individualmente.

 Ao final dessa entrevista, Marta encerra: “o atendimento foi excelente”.

Da redação.

 *Marta Moura de Oliveira é aposentada, moradora de Carapicuiba, Grande São Paulo, tem 68 anos e superou a sua dor na coluna vertebral.

“Relatos” é uma série de entrevistas onde pacientes compartilham sua experiência sobre patologias da coluna, desde a descoberta até a solução. O objetivo é criar uma rede de apoio humanizada e informativa para auxiliar aos que se identificam e se encontram nas mesmas condições, para que possam ter esperança e buscar ajuda especializada.

Por Redação
Por Redação
Dr. Marcelo Amato - CRM: 116.579 Médico e Neurocirurgião pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Neurocirurgia (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP), orientado pelo Prof. Dr. Benedicto Oscar Colli; Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e pela Associação Médica Brasileira (AMB); Especialista em Cirurgia de Coluna pela Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Associação Médica Brasileira (AMB); Linha de Pesquisa em Cirurgia Endoscópica da Coluna desde 2013 pela FMRP-USP com diversos artigos e livros publicados nacional e internacionalmente; elaboração de aulas e cursos nacionais e internacionais sobre Endoscopia de Coluna, e realização de consultorias em todo território nacional; Neurocirurgião referência do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP); Diretor do Amato - Hospital Dia

8 Comments

  1. Maria Divani disse:

    Já fiz duas cirurgias na lombar e infelizmente sinto mais dores do que antes da cirurgia.Gostaria de saber se o bloqueio da certo para quem ja tem pinos e parafusos na coluna.

    • Olá Maria Divani, difícil responder sem mais detalhes. As cirurgias na coluna são feitas pra ajudar, não consigo entender o que aconteceu. O bloqueio pode ser feito em quem tem parafusos na coluna e pode sim ajudar. Se não ajudar a resolver o problema, pode pelo menos ajudar a identificar qual o principal foco da dor, e programar o restante do tratamento. Atenciosamente,

  2. Daniel disse:

    Boa noite Dr Marcelo Amato. Me chamo Daniel Furukawa, tenho 63 anos. Ja sofro de dores na lombar já fazem 20 anos. Ultimamente estou sofrendo muito com dores em ambas as pernas, musculatura tanto coxa inferior e panturrilhas até tendão de Aquiles. Vivo me massageando e alongando para ter alívio nas dores. Já não sei mais onde procurar soluções, e tbm não tenho condições financeiras para me tratar com segurança e esperança pela cura. Fiz uma ressonância magnética pelo SUS e ainda esperando pelo resultado, e gostaria de saber se você Dr, me indicaria e me ajudasse muita nesta questão. Porque tudo que é tratamento pelo SUS, não vejo uma saída tão rápida e segura. Por favor peço socorro por uma solução 🙏🙏🙏

    • Olá Daniel, caso o Sr. tenha algum plano de saúde, não deixe de conhecer o Projeto Neurosolidário: https://www.neurocirurgia.com/projeto-neurosolidario-coluna/
      Se o Sr. já tiver imagens da RNM da coluna lombar, entre em contato com a Tamires pelo [email protected], podemos tentar ajudar.
      Atenciosamente,

    • EUGENIA GOIS disse:

      Olá Dr. Marcelo Amato ,fiz uma cirurgia de retirada hérnia de disco L4/L5 há 04 dias. Porém estou sentindo uma fisgada muito forte no meu glúteo ( próximo piriforme) que incomoda bastante… Parece um choque.. fisgada… E não estava com esse sintoma antes da cirurgia. Estou muito preocupada… Esse desconforto está me limitando de alguns movimentos

      • Olá Eugênia! Recomendo que converse com o seu médico para que ele possa avaliar se essa dor é esperada no seu caso. Em geral, os sintomas melhoram após a cirurgia. Algum incômodo no local operado e possível, especialmente se foi realizada cirurgia aberta convencional. Algumas vezes, quando o nervo fica comprimido por muito tempo, os sintomas podem demorar um pouco para melhorar, mas não se espera que a dor seja mais forte do que antes da cirurgia. Espero que melhore logo e estamos à disposição para ajudar caso não consiga contato com o seu médico (11) 97313-2613! Atenciosamente,

  3. Jacira gomes da conçeição disse:

    Bom dia dr. Fiz uma ressonância magnetica da coluna, devido fortes dores que sinto que vai pra minhas pernas e doi até os pes, anoite nem consigo dormir.
    Fiz o exame e acusou uma artrose na minha coluna domo remédios pra aliviar já não sei o que fazer. Por favor me oriente o que devo fazer pra aliviar essas dores e desesperador. Desde já agradeço!

    • Olá Jacira! Será um prazer avaliar sua história e sua ressonância em consulta médica! Caso more longe de São Paulo, podemos realizar uma consulta on-line. Existem diversas causas de dor com irradiação pra pernas, quando são de fato provenientes da coluna, geralmente estão associadas à hérnia de disco lombar ou estenose do canal lombar, que são causas tratáveis de dor. A presença de artrose, por si só, não direciona o tratamento. É preciso entender quais as causas, que estrutura estrutura está causando dor, porquê essa estrutura está doente… Não deixe de agendar uma consulta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SÉRIE RELATOS | “Vivia com dores constantes, agora nada de dor…”
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site, você concorda com nossos Politica de Privacidade.
Leia mais
× Agende sua consulta!