Obesidade e hérnia de disco; conheça a relação entre elas e os sintomas
20 de dezembro de 2022
SÉRIE RELATOS | “Vivia com dores constantes, agora nada de dor…”
20 de dezembro de 2022

É comum a curiosidade sobre o tempo de recuperação após uma cirurgia de hérnia de disco. Para responder a essa dúvida, primeiramente é preciso levar em conta alguns fatores relacionados, como: 

  • O estágio da hérnia no paciente
  • Histórico de saúde (se há comorbidades ou necessidade de maior atenção)
  • Qual o tipo de cirurgia será realiza

Alta hospitalar

Atualmente, muitos problemas de coluna podem ser solucionados com procedimentos minimamente invasivos, como a cirurgia endoscópica, considerada de pequeno porte. Sua duração é de cerca de uma hora e não requer internação, por isso os pacientes recebem alta hospitalar no mesmo dia, sendo geralmente em até 3 horas após a cirurgia. 

Cicatrização

Nos procedimentos minimamente invasivos, é realizada uma pequena incisão — entre 1 e 1,5 cm — onde são necessários apenas dois pontos. Estes pontos não incomodam, sua higienização requer apenas água e sabão e eles podem ser retirados no consultório, em cerca de 7 a 10 dias no primeiro retorno para o acompanhamento.

Retorno às atividades cotidianas

Em casa, a orientação é de: repouso; cuidado ao abaixar e pegar objetos; além de retorno gradual às atividades leves. 

  • Se os pacientes trabalham sentados, no escritório, por exemplo, no dia seguinte já podem retornar às suas atividades.
  •  Se exercerem trabalhos que exijam esforços físicos ou praticarem esportes, será necessário aguardar um pouco mais, pois o acompanhamento médico vai determinar o prazo ideal, que difere para cada pessoa. Neste período, os pacientes são orientados a realizar sessões de fisioterapia, para retornar ao cotidiano com cautela e segurança.

Para saber mais sobre este assunto e a importância de realizar a fisioterapia, convido você para assistir a este vídeo, que gravei para o canal do Instituto Amato no Youtube.

Por Redação
Por Redação
Dr. Marcelo Amato - CRM: 116.579 Médico e Neurocirurgião pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Neurocirurgia (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP), orientado pelo Prof. Dr. Benedicto Oscar Colli; Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e pela Associação Médica Brasileira (AMB); Especialista em Cirurgia de Coluna pela Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Associação Médica Brasileira (AMB); Linha de Pesquisa em Cirurgia Endoscópica da Coluna desde 2013 pela FMRP-USP com diversos artigos e livros publicados nacional e internacionalmente; elaboração de aulas e cursos nacionais e internacionais sobre Endoscopia de Coluna, e realização de consultorias em todo território nacional; Neurocirurgião referência do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP); Diretor do Amato - Hospital Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

gdpr-image
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site, você concorda com nossos Politica de Privacidade.
Leia mais