Obesidade e hérnia de disco; conheça a relação entre elas e os sintomas
20 de dezembro de 2022SÉRIE RELATOS | “Vivia com dores constantes, agora nada de dor…”
20 de dezembro de 2022Qual é o tempo de recuperação após cirurgia minimamente invasiva de hérnia de disco?
É comum a curiosidade sobre o tempo de recuperação após uma cirurgia de hérnia de disco. Para responder a essa dúvida, primeiramente é preciso levar em conta alguns fatores relacionados, como:
- O estágio da hérnia no paciente
- Histórico de saúde (se há comorbidades ou necessidade de maior atenção)
- Qual o tipo de cirurgia será realiza
Alta hospitalar
Atualmente, muitos problemas de coluna podem ser solucionados com procedimentos minimamente invasivos, como a cirurgia endoscópica, considerada de pequeno porte. Sua duração é de cerca de uma hora e não requer internação, por isso os pacientes recebem alta hospitalar no mesmo dia, sendo geralmente em até 3 horas após a cirurgia.
Cicatrização
Nos procedimentos minimamente invasivos, é realizada uma pequena incisão — entre 1 e 1,5 cm — onde são necessários apenas dois pontos. Estes pontos não incomodam, sua higienização requer apenas água e sabão e eles podem ser retirados no consultório, em cerca de 7 a 10 dias no primeiro retorno para o acompanhamento.
Retorno às atividades cotidianas
Em casa, a orientação é de: repouso; cuidado ao abaixar e pegar objetos; além de retorno gradual às atividades leves.
- Se os pacientes trabalham sentados, no escritório, por exemplo, no dia seguinte já podem retornar às suas atividades.
- Se exercerem trabalhos que exijam esforços físicos ou praticarem esportes, será necessário aguardar um pouco mais, pois o acompanhamento médico vai determinar o prazo ideal, que difere para cada pessoa. Neste período, os pacientes são orientados a realizar sessões de fisioterapia, para retornar ao cotidiano com cautela e segurança.
Para saber mais sobre este assunto e a importância de realizar a fisioterapia, convido você para assistir a este vídeo, que gravei para o canal do Instituto Amato no Youtube.