Obesidade e hérnia de disco; conheça a relação entre elas e os sintomas
20 de dezembro de 2022
SÉRIE RELATOS | “Vivia com dores constantes, agora nada de dor…”
20 de dezembro de 2022
Obesidade e hérnia de disco; conheça a relação entre elas e os sintomas
20 de dezembro de 2022
SÉRIE RELATOS | “Vivia com dores constantes, agora nada de dor…”
20 de dezembro de 2022

É comum a curiosidade sobre o tempo de recuperação após uma cirurgia de hérnia de disco. Para responder a essa dúvida, primeiramente é preciso levar em conta alguns fatores relacionados, como: 

  • O estágio da hérnia no paciente
  • Histórico de saúde (se há comorbidades ou necessidade de maior atenção)
  • Qual o tipo de cirurgia será realiza

Alta hospitalar

Atualmente, muitos problemas de coluna podem ser solucionados com procedimentos minimamente invasivos, como a cirurgia endoscópica, considerada de pequeno porte. Sua duração é de cerca de uma hora e não requer internação, por isso os pacientes recebem alta hospitalar no mesmo dia, sendo geralmente em até 3 horas após a cirurgia. 

Cicatrização

Nos procedimentos minimamente invasivos, é realizada uma pequena incisão — entre 1 e 1,5 cm — onde são necessários apenas dois pontos. Estes pontos não incomodam, sua higienização requer apenas água e sabão e eles podem ser retirados no consultório, em cerca de 7 a 10 dias no primeiro retorno para o acompanhamento.

Retorno às atividades cotidianas

Em casa, a orientação é de: repouso; cuidado ao abaixar e pegar objetos; além de retorno gradual às atividades leves. 

  • Se os pacientes trabalham sentados, no escritório, por exemplo, no dia seguinte já podem retornar às suas atividades.
  •  Se exercerem trabalhos que exijam esforços físicos ou praticarem esportes, será necessário aguardar um pouco mais, pois o acompanhamento médico vai determinar o prazo ideal, que difere para cada pessoa. Neste período, os pacientes são orientados a realizar sessões de fisioterapia, para retornar ao cotidiano com cautela e segurança.

Para saber mais sobre este assunto e a importância de realizar a fisioterapia, convido você para assistir a este vídeo, que gravei para o canal do Instituto Amato no Youtube.

Por Redação
Por Redação
Dr. Marcelo Amato - CRM: 116.579 Médico e Neurocirurgião pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Neurocirurgia (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP), orientado pelo Prof. Dr. Benedicto Oscar Colli; Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e pela Associação Médica Brasileira (AMB); Especialista em Cirurgia de Coluna pela Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Associação Médica Brasileira (AMB); Linha de Pesquisa em Cirurgia Endoscópica da Coluna desde 2013 pela FMRP-USP com diversos artigos e livros publicados nacional e internacionalmente; elaboração de aulas e cursos nacionais e internacionais sobre Endoscopia de Coluna, e realização de consultorias em todo território nacional; Neurocirurgião referência do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP); Diretor do Amato - Hospital Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual é o tempo de recuperação após cirurgia minimamente invasiva de hérnia de disco?
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site, você concorda com nossos Politica de Privacidade.
Leia mais
× Agende sua consulta!