SÉRIE RELATOS: “Após sete meses com dor intensa e contínua, fiz a endoscopia de coluna e acordei sem nenhuma dor…”
31 de janeiro de 2023

SÉRIE RELATOS: “Eu não andava, não sentava e deixei de seguir a minha rotina, após um ano e meio sentindo fortes dores na lombar”

Ceni Viana, 75 anos, é uma pessoa inteligentíssima, educada e tem como hobbie a atividade de dirigir. Porém, as fortes dores na coluna foram tirando dela uma das coisas que mais amava: sua independência! Ceni, passou a depender de ajuda para sentar à mesa nas refeições, ir ao banheiro ou circular pela casa. Sentar sozinha não era mais possível, deitar incomodava e “guiar era impossível”, como ela mesma diz. Emocionada, ela descreve a dor como desesperadora, onde nada mais dava jeito, não só na coluna lombar, mas pernas e pés também eram afetados. 


Há um ano e meio, mais precisamente, Ceni sentia dores alucinantes na coluna. Fez diversos tratamentos e a Ozonioterapia foi um deles. Passou em vários médicos e nada resolvia, até que a sua filha resolveu pesquisar a fundo sobre médicos especialistas em colunas e encontrou o Dr. Marcelo, por meio de seu canal no Youtube. A família não o conhecia e também não sabia sobre o Instituto Amato – Hospital Dia. 

Escolheram marcar uma consulta e para surpresa de todos, após os exames, o tratamento conservador não seria a solução e, sim a cirurgia endoscópica da coluna – Uma opção de tratamento para hérnia de disco, em que é possível retirar todo o fragmento afetado ou parte dele, para ajudar no alívio da compressão dos nervos e reduzir a dor e demais sintomas como o de Ceni. “Eu neguei no primeiro momento, afinal, a cirurgia é a última coisa que queremos. Dá medo. Mas confiei em Deus, em primeiro lugar e abaixo dele, no Dr. Marcelo”, diz Ceni relembrando do primeiro dia de consulta. 

A cirurgia 

Segundo Ceni, a situação em que já se encontrava fez com que ela aceitasse o procedimento, que aconteceu 15 dias depois da primeira visita ao neurocirurgião. Ceni conta ser uma mulher de muita fé, pedia a Deus todos os dias que colocasse um médico que fosse capaz de ajudá-la e, conforme relata, “assim foi feito”. Entrou no centro cirúrgico com muitas dores e saiu dele sem nenhuma dor, muito rapidamente. Assim como outros pacientes, com Ceni não foi diferente: acordou sem incômodo algum. “Eu fiquei procurando a dor e não encontrava, achei até que estivesse sob efeito da anestesia, mas o meu problema foi resolvido mesmo”, afirma. 

O pós-cirúrgico

Muito agradecida à equipe, Ceni nos conta a importância da fisioterapia. “Eu já tive preconceitos com essa prática, mas fui tão bem atendida pela fisio, ela foi tão realista, assim como o Dr. Marcelo, que isso me tranquilizou de tal forma que eu sou eternamente grata a todos eles”. 

Três meses depois, e com alegria, ela se define ótima, sem dores e voltando a sua rotina aos poucos. Ceni encerra a conversa, com voz embargada, acompanhada de lágrimas, relatando sentimento de gratidão: “o trabalho de todos que acompanham o doutor é muito bonito. Sou extremamente grata a cada um. Só eu sei o que passei durante todo o tempo até chegar aqui”. 

Da redação.

*Ceni Pereira Novaes Viana é aposentada, moradora da cidade de São Paulo, tem 75 anos e superou a dor na coluna, perna e pés, que sentia há mais de um ano. Relato colhido em março de 2023.

“Relatos” é uma série de entrevistas onde pacientes compartilham sua experiência sobre patologias da coluna, desde a descoberta até a solução. O objetivo é criar uma rede de apoio humanizada e informativa para auxiliar aos que se identificam e se encontram nas mesmas condições, para que possam ter esperança e buscar ajuda especializada.

Por Redação
Por Redação
Dr. Marcelo Amato - CRM: 116.579 Médico e Neurocirurgião pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Neurocirurgia (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP), orientado pelo Prof. Dr. Benedicto Oscar Colli; Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e pela Associação Médica Brasileira (AMB); Especialista em Cirurgia de Coluna pela Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Associação Médica Brasileira (AMB); Linha de Pesquisa em Cirurgia Endoscópica da Coluna desde 2013 pela FMRP-USP com diversos artigos e livros publicados nacional e internacionalmente; elaboração de aulas e cursos nacionais e internacionais sobre Endoscopia de Coluna, e realização de consultorias em todo território nacional; Neurocirurgião referência do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP); Diretor do Amato - Hospital Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SÉRIE RELATOS: “Eu não andava, não sentava e deixei de seguir a minha rotina, após um ano e meio sentindo fortes dores na lombar”
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site, você concorda com nossos Politica de Privacidade.
Leia mais