SÉRIE RELATOS | “Ficava deitada sem conseguir sentar. Hoje, já posso até viajar.”
12 de abril de 2022

SÉRIES RELATOS | “Hoje menos de três meses após a cirurgia me sinto feliz em poder voltar a fazer tudo o que fui impedida pela dor”

 

O que começou com apenas algumas dores na coluna cervical durante os treinos de academia, acabou se tornando um grande tormento na vida de Rosane. A empresária de 50 anos, moradora da cidade de Vinhedo, interior de São Paulo, relata como sua capacidade de cumprir tarefas simples, foi gradativamente reduzida a pequenos esforços: “A dor irradiava no meu braço direito, atrapalhando muito meu trabalho no computador e qualquer tarefa, por mais simples que fosse, se tornava um pesadelo” relembra Rosane, que por conta da progressão nas dores, resolveu procurar um ortopedista.

Após investigação médica, o diagnóstico veio: Rosane tinha uma hérnia de disco cervical que pressionava as raízes nervosas de sua coluna, irradiando dores para seus braços, algo muito comum nessa condição. Com base nesse diagnóstico, a empresária conta que iniciou tratamentos conservadores para o alívio da dor. “Um mês após o diagnóstico a dor era muito intensa e mesmo com a fisioterapia, acupuntura e muita medicação não sentia melhora”, relata a paciente que também falou de como os efeitos colaterais dos medicamentos que tomava, a deixavam ainda mais impossibilitada de levar uma vida normal.

A busca pela vida com totalidade

Os sintomas de uma hérnia de disco podem chegar a ser insuportáveis para alguns pacientes, que relatam uma drástica mudança na maneira como vivem. Para Rosane, a situação não foi diferente, porque muito do que fazia antes da dor, já não era possível. “Quando parei para analisar minha qualidade de vida, vi que ela tinha despencado nos últimos meses e foi por isso que procurei ajuda”, desabafa a paciente que teve uma nova esperança ao conhecer o neurocirurgião Dr. Marcelo Amato através de seu canal no YouTube: “Um conhecido me indicou o Dr. Marcelo e como eu ainda não o conhecia, assisti alguns dos seus vídeos que me ajudaram a entender o que estava acontecendo.” complementa a paciente, dizendo que após sua pesquisa, resolveu agendar a consulta.

Ao ser atendida pelo Dr. Marcelo Amato e sua equipe, Rosane explica que a melhor solução dada a ela, seria a realização de uma cirurgia endoscópica de coluna. “Na consulta o Dr. foi bem atencioso e detalhista e isso me deu segurança para em poucos dias optar pela cirurgia.” A cirurgia endoscópica a que foi submetida é considerada minimamente invasiva e com altas chances de sucesso, pois através de microcâmera de alta resolução de imagem, é possível ter mais precisão durante o procedimento, facilitando a correção da estrutura doente. 

Após o procedimento, a empresária conta como seu pós-operatório foi rápido e tranquilo e como voltou a sua rotina em apenas alguns dias, algo realmente inacreditável para quem estava vivendo uma vida tão estagnada pela dor: “Hoje menos de três meses após a cirurgia me sinto feliz em poder voltar a fazer tudo o que fui impedida pela dor. Acordo disposta para trabalhar, cozinhar, cuidar da minha família e meus cachorros, é claro”  conclui a empresária muito contente com o resultado dizendo até ter voltado com os exercícios físicos.

Da redação

* Rosane Furlan tem 50 anos, é empresária e moradora de Vinhedo, São Paulo. Relato colhido em abril de 2022.

_____

“Relatos” é uma série de entrevistas onde pacientes compartilham sua experiência sobre patologias da coluna, desde a descoberta até a solução. O objetivo é criar uma rede de apoio humanizada e informativa para auxiliar aos que se identificam e se encontram nas mesmas condições, para que possam ter esperança e buscar ajuda especializada.

Por Redação
Por Redação
Dr. Marcelo Amato - CRM: 116.579 Médico e Neurocirurgião pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Neurocirurgia (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP), orientado pelo Prof. Dr. Benedicto Oscar Colli; Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e pela Associação Médica Brasileira (AMB); Especialista em Cirurgia de Coluna pela Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Associação Médica Brasileira (AMB); Linha de Pesquisa em Cirurgia Endoscópica da Coluna desde 2013 pela FMRP-USP com diversos artigos e livros publicados nacional e internacionalmente; elaboração de aulas e cursos nacionais e internacionais sobre Endoscopia de Coluna, e realização de consultorias em todo território nacional; Neurocirurgião referência do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP); Diretor do Amato - Hospital Dia
gdpr-image
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site, você concorda com nossos Politica de Privacidade.
Leia mais