Tratamento cirúrgico para doenças da coluna tem avanço positivo para um melhor resultado
8 de junho de 2023
Neurocirurgião especialista em tratamento de doenças da coluna vertebral
“Toda dor vem do desejo de não sentirmos dor.” (Legião urbana)
15 de novembro de 2023

Vinho tinto pode melhorar a saúde dos discos intervertertebrais?

Vinho tinto pode melhorar a saúde da coluna?

Vinho tinto pode melhorar a saúde da coluna?

Diversos pacientes referem melhora da dor na coluna ao beber vinho. Será que existe benefício do vinho tinto à saúde dos discos intervertebrais? 

Muitos pacientes, em momentos de dor, optam por tomar uma taça de vinho ou outra bebida, notando uma leve melhora. Importante frisar que este post não recomenda o uso de álcool como uma medida terapêutica.

Vinho tinto pode melhorar a saúde da coluna?
Vinho tinto pode melhorar a saúde da coluna?

Embora o álcool tenha efeitos analgésicos documentados, seu uso não é indicado para alívio da dor. O álcool atua como sedativo, causando relaxamento muscular e aliviando dores músculo-esqueléticas, de modo similar aos benzodiazepínicos.

Além do álcool analgésico, o resveratrol, composto presente no vinho tinto, tem sido estudado por seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. Pesquisas indicam que o resveratrol oferece proteção contra a degeneração do disco intervertebral, inibindo a autodestruição e o envelhecimento das células danificadas do núcleo discal.

Entretanto, é crucial ter cautela. Estudos sobre o resveratrol ainda são pré-clínicos, realizados em laboratório e em animais. Portanto, não há evidências científicas suficientes para recomendar a suplementação de resveratrol em humanos.

Apesar disso, um consumo moderado e consciente de vinho tinto, reconhecido por suas propriedades benéficas para a saúde cardiovascular, pode não prejudicar os discos intervertebrais. Aguardamos mais estudos e pesquisas futuras para possíveis descobertas nessa área.

Não deixe de ver os artigos científicos publicados pela equipe em “Artigos Publicados“. Conheça como os médicos do Instituto Amato ajudam na evolução dos tratamentos das doenças da coluna.

Dr. Marcelo Amato - CRM: 116.579
Dr. Marcelo Amato - CRM: 116.579
Médico e Neurocirurgião pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Neurocirurgia (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP), orientado pelo Prof. Dr. Benedicto Oscar Colli; Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e pela Associação Médica Brasileira (AMB); Especialista em Cirurgia de Coluna pela Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Associação Médica Brasileira (AMB); Linha de Pesquisa em Cirurgia Endoscópica da Coluna desde 2013 pela FMRP-USP com diversos artigos e livros publicados nacional e internacionalmente; elaboração de aulas e cursos nacionais e internacionais sobre Endoscopia de Coluna, e realização de consultorias em todo território nacional ; Neurocirurgião referência do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP); Diretor do Amato - Hospital Dia;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vinho tinto pode melhorar a saúde dos discos intervertertebrais?
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site, você concorda com nossos Politica de Privacidade.
Leia mais