Vinho tinto pode melhorar a saúde da coluna?
Vinho tinto pode melhorar a saúde dos discos intervertertebrais?
4 de novembro de 2023
Desvendando os Mistérios da Cirurgia Endoscópica da Coluna
11 de dezembro de 2023
Vinho tinto pode melhorar a saúde da coluna?
Vinho tinto pode melhorar a saúde dos discos intervertertebrais?
4 de novembro de 2023
Desvendando os Mistérios da Cirurgia Endoscópica da Coluna
11 de dezembro de 2023

“Toda dor vem do desejo de não sentirmos dor.” (Legião urbana)

Neurocirurgião especialista em tratamento de doenças da coluna vertebral


A constatação fascinante em minha área é a disparidade na percepção da dor entre pacientes com compressões neurológicas severas na coluna. Alguns não apresentam dor na coluna, enquanto outros, com compressões leves, sofrem intensamente. Existem mecanismos de ativação da dor que não controlamos. Como médicos, é crucial respeitar a dor do paciente, mas também reconhecer que há mecanismos sob nosso controle.

Recentemente, operei uma senhora de 83 anos com estenose acentuada na coluna lombar e hérnia de disco. Ela adaptou-se à condição, realizando exercícios monitorados, até que a situação se agravou, resultando em dormência e perda de equilíbrio. Submetida à endoscopia de coluna, a paciente se recupera bem, com melhora dos sintomas. A notável ausência de dor pré e pós-operatória não é mérito apenas da técnica, mas da mentalidade positiva e vontade de viver da paciente.

A citação da Legião Urbana, “Toda dor vem do desejo de não sentirmos dor,” instiga reflexões sobre o medo e a dor. Pessoas temerosas frequentemente sofrem mais, enquanto aquelas destemidas podem negligenciar sintomas. A busca pelo equilíbrio é a resposta, como em quase todos os aspectos da vida.

Dr. Marcelo Amato - CRM: 116.579
Dr. Marcelo Amato - CRM: 116.579
Médico e Neurocirurgião pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Neurocirurgia (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP), orientado pelo Prof. Dr. Benedicto Oscar Colli; Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e pela Associação Médica Brasileira (AMB); Especialista em Cirurgia de Coluna pela Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Associação Médica Brasileira (AMB); Linha de Pesquisa em Cirurgia Endoscópica da Coluna desde 2013 pela FMRP-USP com diversos artigos e livros publicados nacional e internacionalmente; elaboração de aulas e cursos nacionais e internacionais sobre Endoscopia de Coluna, e realização de consultorias em todo território nacional ; Neurocirurgião referência do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP); Diretor do Amato - Hospital Dia;

2 Comments

  1. Margarete Rose da Silva disse:

    Gostari de saber mais informação. Como marcar uma consulta para o meu marido, pois está sofrendo muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

“Toda dor vem do desejo de não sentirmos dor.” (Legião urbana)
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site, você concorda com nossos Politica de Privacidade.
Leia mais