Bicos de papagaio ou osteofitos: o que você precisa saber
18 de janeiro de 2023

Fratura por osteoporose pode causar déficits neurológicos

A osteoporose é uma doença que afeta os ossos, de modo a causar seu enfraquecimento. A doença afeta majoritariamente mulheres, especialmente após o período da menopausa, mas também pode acontecer antes se houver predisposição ou outros fatores de risco, como deficiência de vitamina D e histórico familiar.

A fratura por osteoporose ocorre, normalmente, após uma queda da própria altura ou um traumatismo pequeno em paciente idoso ou que tem osteoporose. O principal sintoma é a dor, mas dependendo da gravidade da fratura podem ocorrer déficits neurológicos, tais como perda de força ou de sensibilidade nos membros inferiores ou superiores — o que pode variar de acordo com o nível da coluna afetado.

Um diagnóstico diferencial que deve ser considerado nas fraturas patológicas da coluna vertebral são os tumores. Uma fratura aparentemente osteoporótica pode ser confundida com a fratura vertebral causada pelo enfraquecimento que o tumor provoca na vértebra.

O tratamento inicial geralmente envolve o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios — quando não há contraindicação para o uso destes — e o uso de um colete. Caso a dor seja insuportável, não melhore com o tratamento clínico ou ocorra deformidade grave da coluna, o tratamento deve ser cirúrgico.

Nestes casos, os principais métodos são a cifoplastia e a vertebroplastia que podem, muitas vezes, ser realizadas com sedação e anestesia local. Há situações em que o paciente pode se internar e deixar o hospital no mesmo dia da cirurgia.

Por Redação
Por Redação
Dr. Marcelo Amato - CRM: 116.579 Médico e Neurocirurgião pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Neurocirurgia (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP), orientado pelo Prof. Dr. Benedicto Oscar Colli; Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e pela Associação Médica Brasileira (AMB); Especialista em Cirurgia de Coluna pela Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Associação Médica Brasileira (AMB); Linha de Pesquisa em Cirurgia Endoscópica da Coluna desde 2013 pela FMRP-USP com diversos artigos e livros publicados nacional e internacionalmente; elaboração de aulas e cursos nacionais e internacionais sobre Endoscopia de Coluna, e realização de consultorias em todo território nacional; Neurocirurgião referência do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP); Diretor do Amato - Hospital Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

gdpr-image
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site, você concorda com nossos Politica de Privacidade.
Leia mais